A maneira mais comum de perceber um veículo com pneus desbalanceados é quando o motorista sente trepidação no volante - ou às vezes vibrações no veículo todo – ao alcançar velocidade média de 60km/h.
Porém, quando os pneus do eixo trativo e dos eixos auxiliares está desbalanceado, é mais difícil perceber as vibrações. Por este motivo é necessário balancear todas as rodas com frequência.
Quando o balanceamento deve ser feito?
Sempre que houver substituição de pneus;
Sempre que for efetuado conserto em pneus ou câmaras;
Por ocasião de vibrações no volante ou guidão;
Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante – por exemplo: pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc;
Para conjuntos de bicicletas ou motocicletas que tenham rodas com raios. Neste caso, verifique periodicamente a tensão e o estados deles;
A cada 10 mil quilômetros rodados.
Se liga nas dicas do Fernando . . .
O ideal é não esperar que esses sintomas apareçam. A primeira revisão de balanceamento e geometria do veículo deve ser feita aos 10 mil quilômetros rodados. Sempre que este número for atingido (ou seja, a cada 10 mil quilômetros rodados) o carro deve ser trazido para que seja feita a revisão do balanceamento e geometria do veículo. Também é importante evitar os buracos quando possível!