Quais os sinais que seus pneus precisam de balanceamento ?

 

A maneira mais comum de perceber um veículo com pneus desbalanceados é quando o motorista sente trepidação no volante - ou às vezes vibrações no veículo todo – ao alcançar velocidade média de 60km/h.

 

Porém, quando os pneus do eixo trativo e dos eixos auxiliares está desbalanceado, é mais difícil perceber as vibrações. Por este motivo é necessário balancear todas as rodas com frequência.

 

Quando o balanceamento deve ser feito?

  • Sempre que houver substituição de pneus;

  • Sempre que for efetuado conserto em pneus ou câmaras;

  • Por ocasião de vibrações no volante ou guidão;

  • Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante – por exemplo: pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc;

  • Para conjuntos de  bicicletas ou motocicletas que tenham rodas com raios. Neste caso, verifique periodicamente a tensão e o estados deles;

  • A cada 10 mil quilômetros rodados.

 

Se liga nas dicas do Fernando . . .

 

O ideal é não esperar que esses sintomas apareçam. A primeira revisão de balanceamento e geometria do veículo deve ser feita aos 10 mil quilômetros rodados. Sempre que este número for atingido (ou seja, a cada 10 mil quilômetros rodados) o carro deve ser trazido para que seja feita a revisão do balanceamento e geometria do veículo. Também é importante evitar os buracos quando possível!

 

 

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