DICA 2

 

Minha mensagem para hoje é inspirada na temática do livro "Oportunidades Disfarçadas", do autor Carlos Domingos.

Ao longo de 7 anos de pesquisas, o autor reuniu diversos "cases" de empreendedores, que em meio a crise e ao caos, criaram soluções, produtos e serviços que se perpetuaram ao longo do tempo.

 

Vale a pena a leitura como fonte de inspiração!

 

Acredito que nesse tempo de grandes desafios que estamos vivenciando, é preciso se reinventar como profissional e empreendedor. Pode parecer clichê, mas é importante PERSISTIR.

 

Os especialistas já indicam que teremos um longo período adverso aos negócios, a geração de emprego e ao desenvolvimento do País. É um tempo onde tudo concorre para nosso fracasso, mas também é quando nossa mente deve se abrir ao novo e buscar novas oportunidades. 

 

Aqueles que incorporarem essa prática ao seu dia-a-dia, agindo para resistir à tormenta e buscando novos caminhos, sairão do processo mais fortalecidos, experientes e com a certeza de que a experiência valeu a pena. 

​​

Apenas para citar um exemplo do que estamos falando, você sabia que um dos mais famosos jogos de tabuleiro no mundo, o Monopoly, ou como é conhecido no Brasil, o "Banco Imobiliário", foi criado pelo engenheiro americano Charles Darrow, após perder seu emprego durante a recessão de 1930 nos EUA?


Ele precisava entreter os filhos enquanto a esposa cuidava dos afazeres domésticos e com base em experiências de jogos empresariais que havia vivenciado no trabalho, criou um jogo de tabuleiro que simulava a negociação de imóveis por valores fictícios. Seus filhos e amigos logo se encantaram com a proposta do jogo.

Mas essa não é a melhor parte da história! Acreditando na repercusão positiva que o jogo havia tido em meio a seus amigos, ele apresentou o projeto a uma das principais fabricantes de jogos dos EUA, a Parkers Brothers, que - pasmem - rejeitou o projeto! 

 

Imaginem se o Charles tivesse desistido naquele momento? Desistir não é uma opção para o empreendedor! Ele produziu 5.000 unidades do jogo por conta própria, que foram sucesso de vendas. Isso fez com que a Parkers Brothers revisse sua posição e lancasse o jogo comercialmente, alcançando uma escala mundial nos dias atuais.

 

Para nós fica duas lições importantes: 

1) Persistamos sempre!
2) Criatividade e muito trabalho possibilitam superar qualquer adversidade!

Vejam que mensagem motivadora:

 

"Meu Prezado Senhor,
 
Direi apenas algumas poucas palavras.
 
A vida vez de mim um homem bem familiarizado com as decepções.
 
Aos 23 anos, tentei um cargo na política e perdi. Aos 24 abri uma loja que não deu certo. Aos 32, tentei um negócio de advocacia com amigos, mas logo rompemos a sociedade. Ainda naquele ano, tive um grave colapso nervoso e passei um bom tempo no hospital. Com 45 anos, disputei uma cadeira no Senado e não ganhei. Aos 47, concorri à nomeação pelo Partido Republicano para a eleição geral e fui derrotado.
 
Aos 49, tentei o Senado e fracassei novamente. Mas, aos 51 anos, finalmente, fui eleito presidente dos Estados Unidos da América.
Por isso, não venha me falar de dificuldades, tropeços ou fracassos. Não me interessa saber se você falhou. O que me interessa é se você soube aceitar o tropeço.
 
Todos os infortúnios que vivi me tornaram um homem mais forte, me ensinaram lições importantes. Aprendi a tolerar os medíocres; afinal,
Deus deve amá-los, porque fez vários deles. Aprendi que os princípios mais importantes podem e devem ser inflexíveis. Aprendi que, quando se descobre que uma opinião está errada, é preciso descartá-la. Aprendi que a melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades.
 
Aprendi que nunca se deve mudar de cavalo no meio do rio.
Se você está vivendo um momento temporário de fracasso, posso afirmar, com a certeza da minha maturidade, ou dolorida experiência, que você jamais falhará se estiver determinado a não fazê-lo.
 
Por mais que você encontre dificuldades pelo caminho, não desista. Pois saiba que o campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.
 
Sinceramente,
 
Abraham Lincoln
16º Presidente dos Estados Unidos da América"
Prefácio Póstumo do Livro “Oportunidades Disfarçadas”, de Carlos Domingos.
 

Emmânuel Lucena

- Artigo publicado originalmente no LinkedIn de Emmânuel Lucena em 2 de Fevereiro de 2016. Reeditado em 5 de Julho de 2016.

Compartilhe no Facebook
Please reload

Produzido por Criativa - Gestão empresaria

Diretos Reservados para © fernandopneus.com.br - 2016