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Foto do escritorNilo Silva

Alinhamento e Cambagem, essenciais para sua segurança

Para você dirigir com tranquilidade, é recomendável fazer alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km e substituir os pneus entre 35 mil km e 45 mil km.

Alinhamento

O alinhamento ineficaz acarreta os seguintes danos:

  • Problemas mecânicos (suspensão)

  • Desgaste irregular dos pneus

  • Desconforto e insegurança ao dirigir

  • veículo puxando a direção para um dos lados.

Vantagens de manter o alinhamento

  • Rodagem suave e confortável

  • Melhor dirigibilidade

  • Estabilidade em curvas ou em linhas retas

  • Melhor aderência com o solo

  • Desgaste mínimo dos pneus

  • Durabilidade dos componentes da suspensão e direção

  • Segurança.

Se liga nas dicas do Fernando . . .

Balanceamento e alinhamento são essenciais Alinhamento e balanceamento são essenciais para a preservar os pneus. Além da frequência recomendada, a cada 10 mil km, deve-se fazer novamente o balanceamento toda vez que for necessário desmontar ou montar um pneu em uma roda. Quando ele não é bem feito, o volante do carro trepida em altas velocidades.

Também é importante verificar o alinhamento antes e depois da troca do pneu. Se você sair da loja e o carro estiver puxando para algum dos lados em reta, em pista plana, volte e peça a verificação. Explique o sintoma e, se necessário, deixe que o técnico dê uma volta com o carro.

A falta de alinhamento provocará o desgaste irregular dos pneus. E a falta de balanceamento também contribui para um desgaste prematuro deles.

Cambagem nem sempre é necessária Ao contrário do balanceamento, a troca dos pneus não exige sempre a alteração da cambagem, que é a inclinação da roda do veículo em relação ao plano vertical.

É sempre bom verificá-la, mas a mudança só será necessária se você teve um impacto forte na roda – alguma colisão, se passou por buraco expressivo ou pegou uma guia de calçada.

Pneu faz muito a diferença Fazer pesquisa para encontrar o melhor preço de um produto é muito saudável, mas o barato pode sair caro. Pneu bom tem seu custo porque envolve tecnologia e matéria-prima de qualidade e além disso, é um item de segurança.

O Tipo e a qualidade do pneu influencia na direção do seu carro e pode prejudicar o correto alinhamento do mesmo.

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